OS NÚMEROS INTEIROS
Sabemos que
no conjunto dos números naturais

não é possível
efetuarmos subtrações do tipo como
porque o
resultado da operação não pertence aos números naturais,
.


Vamos então
agregar ao conjunto
novos
elementos que tornem possível as subtrações. O novo conjunto é então denominado
por
e conhecido
como o conjunto dos números inteiros



As operações
de adição e multiplicação em
foram
estendidas da adição e multiplicação dos números naturais.

Assim,












EXEMPLO 2.1
Para recordar vamos
encontrar o valor das expressões abaixo:
a) 

b) 

c) 

d) 

e) 

POTENCIAÇÃO
Recordando as regras com
potências inteiras.
·
A potência de expoente 1 é a própria base. Por
exemplo:
.

·
Para multiplicar potências que têm a mesma base,
escrevemos a base e somamos os expoentes. Por exemplo: 

·
Com potência de potência, escrevemos a base e
multiplicamos os expoentes. Assim

§
A potência de expoente zero (de base diferente
de zero) é igual a 1.

|
Para efetuar
a potência de um produto elevam-se cada um dos fatores a essa potência. Por
exemplo:

EXEMPLO 2.2
O exemplo a seguir envolve as propriedades da potenciação.
São Verdadeiras ou Falsas as igualdades?
a) 

b) 

c) 

d) 

Vejamos
a)
e por
sua vez o lado direito da igualdade é
.


portanto,
. É falsa a igualdade.

b)
.
Fazendo
e
temos
um “contra-exemplo”.



Substituindo
esses valores em
encontramos


e substituindo esses
mesmos valores em
, obtemos



A igualdade só é
verdadeira quando
.

c)
enquanto que
, logo



d)
Faça um contra-exemplo você mesmo, dando valores
para a e b de modo que
.


RECORDANDO AS FRAÇÕES
Quando
fracionamos ou dividimos o número 21 por 7 , obtemos para quociente 3. O número
3 pode ser indicado por
.

O número 19
não é divisível por 7 mas também escrevemos
para
representar o número 19 dividido por 7.


É conveniente
ampliarmos o conjunto
dos inteiros
de modo que possamos representar nesse novo conjunto, todas as divisões, exatas
ou não, de dois números inteiros. O número
deverá
estar nesse conjunto, assim como
e muitos
outros.



O conjunto
ampliado é denotado por
, conjunto
dos números racionais ou também chamado conjunto dos números fracionários.
Neste conjunto
teremos duas
operações uma adição e uma multiplicação que deverão ser “conservadas” quando
restritas ao conjunto original
.



A palavra
“conservada” significa que essa nova adição e multiplicação, quando restritas a
coincidem
com as operações que já existiam anteriormente.

OPERANDO COM OS NÚMEROS
RACIONAIS
Quando
afirmamos que o número racional




que
“é o
mesmo que”
,


queremos dizer que as
frações






também,
e
são
equivalentes.


Para
encontrar frações equivalentes, basta multiplicar ou dividir o numerador e o
denominador por um mesmo número diferente de zero.
Denotamos
pelo sinal de igual = duas frações equivalentes.




escrevemos









Toda fração
com denominador negativo é sempre equivalente a uma outra fração com
denominador positivo. Vejamos


EXEMPLO 2.3
Complete o
quadro com frações equivalentes:
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ADIÇÃO,
MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO EM

Vamos observar atentamente as somas:



Na
multiplicação

As frações
equivalentes são úteis porque podemos reduzi-las a uma forma mais simples, como
na multiplicação acima.
|
Mas numerador
igual a zero existe 



Veja que

dizemos que
é o
inverso multiplicativo, ou somente inverso, de
.



o número 2 é o inverso
multiplicativo do número racional
, assim
como
é o inverso
multiplicativo de 2


|



O inverso
de
,
denotado por
é igual a
,




Na divisão em
precisamos
do inverso multiplicativo


O resultado
desta divisão está na forma mais simples, na forma reduzida, já que 32 e 21 não
possuem divisores comuns, são primos entre si.

EXEMPLO 2.4
Para
recordar, complete rapidamente as operações abaixo:
a)


b)


c)


d)


e)


f)


g)


h)


COMPARANDO
OS NÚMEROS
COMPARANDO
NÚMEROS INTEIROS
Sabemos que
, lemos 2 é
menor que 7 , e a justificativa é que a diferença
é um número
positivo, 















Escrevemos
e lemos
6 é menor ou igual a 6, porque


Podemos também usar
e dizemos
que 3 é menor ou igual a 15.

|
Quando
, podemos
também escrever, alternativamente, que
e dizer que b
é maior ou igual a a. Para
, a
alternativa é
, b
é maior que a.




EXEMPLO
2.5
a)
porque
é positivo.


b)
porque
é
estritamente positivo.


c)
porque
é
estritamente positivo.


d)
porque
é
estritamente positivo


COMPARANDO
NÚMEROS FRACIONÁRIOS
Já vimos que as frações
com denominador negativo, como
são sempre
equivalentes a outra com o denominador positivo como, por exemplo,


basta
multiplicar ambos, o numerador e o denominador por
, obtendo a
fração equivalente


neste
outro exemplo,
é
equivalente a
.



Isto
nos faz crer que podemos sempre trabalhar com frações de denominadores
positivos.
As
frações precedidas do sinal menos como
são números
racionais negativos, e
é igual
a
, isto
é
.




.
De
agora em diante vamos trabalhar somente com as frações que possuam o denominador
positivo.
EXEMPLO
2.6
a) O número
é menor
que
,
escrevemos
porque
.




b) O número
é menor
que
, escrevemos
porque
.




c) O número
é menor
que
,
escrevemos
porque:



0 pode ser escrito
como
e
como
e assim,






d) Será que o
número
é menor
que
?




Sim,
porque
.


Como
vimos em b)

observamos que ao
multiplicarmos
e
por
, obtemos
e
,





com
a desigualdade invertida,
obtemos

e) Será que
?

Sim,
pois
, como já
vimos na comparação de dois números inteiros,
porque
.



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Regras
de desigualdades no conjunto dos números racionais
Se
a , b , c indicam quaisquer números racionais, então:
1) 

2) 

3)

4)

5)

6) 

7) 

8) 

9) 

Vamos
trabalhar com estas regras
EXEMPLO
2.7
Se
significa
que x é menor que a e a é um número negativo. Então,
qual das afirmações abaixo é verdadeira?

a)

b) 

c) 

d)
mas 


e)
mas 


Observemos inicialmente
que x e a são números negativos seu produto
é positivo.
Está, portanto eliminada a alternativa d) .

Outra observação
importante é que qualquer número racional elevado ao quadrado é positivo. Isto
implica que
. Ficam eliminadas as
alternativas a) c) e e) , Vamos estudar a alternativa b) a única que sobrou.

Se
,
multiplicando essa desigualdade por um número negativo, que é o próprio x
obtemos
. De modo análogo,
multiplicando a mesma desigualdade
por a
que é negativo, obtemos
.




Concluímos
que
. A
alternativa b) é verdadeira.

Continuando
com as desigualdades
Se
sabemos
que
e



10) 

11)
e
ou seja
e




12)
ou seja 


13)
ou seja 


Vamos
exemplificar estas regras
EXEMPLO
2.8
Se
, vamos verificar se
são verdadeiras ou não as desigualdades:

a)


A hipótese não
relaciona
.

Vamos considerar 



b)


Vamos considerar 





c)


Vamos exemplificar com
. O número
fracionário
não é maior
que o número fracionário
.



EXEMPLO
2.9
Comparando
os números
.

Vamos
partir do número
.


então

concluímos
que

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