OS NÚMEROS INTEIROS
Sabemos que
no conjunto dos números naturais
não é possível
efetuarmos subtrações do tipo como porque o
resultado da operação não pertence aos números naturais, .
Vamos então
agregar ao conjunto novos
elementos que tornem possível as subtrações. O novo conjunto é então denominado
por e conhecido
como o conjunto dos números inteiros
As operações
de adição e multiplicação em foram
estendidas da adição e multiplicação dos números naturais.
Assim,
EXEMPLO 2.1
Para recordar vamos
encontrar o valor das expressões abaixo:
a)
b)
c)
d)
e)
POTENCIAÇÃO
Recordando as regras com
potências inteiras.
·
A potência de expoente 1 é a própria base. Por
exemplo: .
·
Para multiplicar potências que têm a mesma base,
escrevemos a base e somamos os expoentes. Por exemplo:
·
Com potência de potência, escrevemos a base e
multiplicamos os expoentes. Assim
§
A potência de expoente zero (de base diferente
de zero) é igual a 1.
|
Para efetuar
a potência de um produto elevam-se cada um dos fatores a essa potência. Por
exemplo:
EXEMPLO 2.2
O exemplo a seguir envolve as propriedades da potenciação.
São Verdadeiras ou Falsas as igualdades?
a)
b)
c)
d)
Vejamos
a)
e por
sua vez o lado direito da igualdade é .
portanto, . É falsa a igualdade.
b)
.
Fazendo e temos
um “contra-exemplo”.
Substituindo
esses valores em encontramos
e substituindo esses
mesmos valores em , obtemos
e
A igualdade só é
verdadeira quando .
c) enquanto que , logo
d)
Faça um contra-exemplo você mesmo, dando valores
para a e b de modo que .
RECORDANDO AS FRAÇÕES
Quando
fracionamos ou dividimos o número 21 por 7 , obtemos para quociente 3. O número
3 pode ser indicado por .
O número 19
não é divisível por 7 mas também escrevemos para
representar o número 19 dividido por 7.
É conveniente
ampliarmos o conjunto dos inteiros
de modo que possamos representar nesse novo conjunto, todas as divisões, exatas
ou não, de dois números inteiros. O número deverá
estar nesse conjunto, assim como e muitos
outros.
O conjunto
ampliado é denotado por , conjunto
dos números racionais ou também chamado conjunto dos números fracionários.
Neste conjunto teremos duas
operações uma adição e uma multiplicação que deverão ser “conservadas” quando
restritas ao conjunto original .
A palavra
“conservada” significa que essa nova adição e multiplicação, quando restritas a
coincidem
com as operações que já existiam anteriormente.
OPERANDO COM OS NÚMEROS
RACIONAIS
Quando
afirmamos que o número racional
“é o
mesmo que” , que “é o mesmo
que” ,
que “é o
mesmo que” ,
queremos dizer que as
frações
e são
equivalentes ,
e são
também equivalentes
e são
equivalentes
também,
e são
equivalentes.
Para
encontrar frações equivalentes, basta multiplicar ou dividir o numerador e o
denominador por um mesmo número diferente de zero.
Denotamos
pelo sinal de igual = duas frações equivalentes.
é equivalente
a porque
escrevemos
porque
;
;
; ;
Toda fração
com denominador negativo é sempre equivalente a uma outra fração com
denominador positivo. Vejamos
EXEMPLO 2.3
Complete o
quadro com frações equivalentes:
ADIÇÃO,
MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO EM
Vamos observar atentamente as somas:
Na
multiplicação
As frações
equivalentes são úteis porque podemos reduzi-las a uma forma mais simples, como
na multiplicação acima.
|
Mas numerador
igual a zero existe
Veja que
dizemos que é o
inverso multiplicativo, ou somente inverso, de .
o número 2 é o inverso
multiplicativo do número racional , assim
como é o inverso
multiplicativo de 2
|
O inverso
de ,
denotado por é igual a
,
.
Na divisão em
precisamos
do inverso multiplicativo
O resultado
desta divisão está na forma mais simples, na forma reduzida, já que 32 e 21 não
possuem divisores comuns, são primos entre si.
EXEMPLO 2.4
Para
recordar, complete rapidamente as operações abaixo:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
COMPARANDO
OS NÚMEROS
COMPARANDO
NÚMEROS INTEIROS
Sabemos que , lemos 2 é
menor que 7 , e a justificativa é que a diferença é um número
positivo,
, 5 é menor
que 9 , porque a diferença é um número
positivo,
, 0 é menor
que 8 , porque é positiva,
, é menor que
0 , porque a diferença é positivo
, é
estritamente menor que 2, porque
Escrevemos
e lemos
6 é menor ou igual a 6, porque
Podemos também usar e dizemos
que 3 é menor ou igual a 15.
|
Quando , podemos
também escrever, alternativamente, que e dizer que b
é maior ou igual a a. Para , a
alternativa é , b
é maior que a.
EXEMPLO
2.5
a) porque é positivo.
b) porque é
estritamente positivo.
c) porque é
estritamente positivo.
d) porque é
estritamente positivo
COMPARANDO
NÚMEROS FRACIONÁRIOS
Já vimos que as frações
com denominador negativo, como são sempre
equivalentes a outra com o denominador positivo como, por exemplo,
basta
multiplicar ambos, o numerador e o denominador por , obtendo a
fração equivalente
neste
outro exemplo, é
equivalente a .
Isto
nos faz crer que podemos sempre trabalhar com frações de denominadores
positivos.
As
frações precedidas do sinal menos como são números
racionais negativos, e é igual
a , isto
é .
.
De
agora em diante vamos trabalhar somente com as frações que possuam o denominador
positivo.
EXEMPLO
2.6
a) O número é menor
que ,
escrevemos porque .
b) O número é menor
que , escrevemos
porque .
c) O número é menor
que ,
escrevemos porque:
0 pode ser escrito
como e como e assim,
porque ou
seja .
d) Será que o
número é menor
que ?
Sim,
porque
.
Como
vimos em b)
observamos que ao
multiplicarmos e por , obtemos e ,
com
a desigualdade invertida,
obtemos
.
e) Será que ?
Sim,
pois , como já
vimos na comparação de dois números inteiros, porque .
Regras
de desigualdades no conjunto dos números racionais
Se
a , b , c indicam quaisquer números racionais, então:
1)
2)
3)
4)
5)
6)
7)
8)
9)
Vamos
trabalhar com estas regras
EXEMPLO
2.7
Se
significa
que x é menor que a e a é um número negativo. Então,
qual das afirmações abaixo é verdadeira?
a)
b)
c)
d) mas
e) mas
Observemos inicialmente
que x e a são números negativos seu produto é positivo.
Está, portanto eliminada a alternativa d) .
Outra observação
importante é que qualquer número racional elevado ao quadrado é positivo. Isto
implica que . Ficam eliminadas as
alternativas a) c) e e) , Vamos estudar a alternativa b) a única que sobrou.
Se
,
multiplicando essa desigualdade por um número negativo, que é o próprio x
obtemos . De modo análogo,
multiplicando a mesma desigualdade por a
que é negativo, obtemos .
Concluímos
que . A
alternativa b) é verdadeira.
Continuando
com as desigualdades
Se sabemos
que e
10)
11) e ou seja e
12) ou seja
13) ou seja
Vamos
exemplificar estas regras
EXEMPLO
2.8
Se , vamos verificar se
são verdadeiras ou não as desigualdades:
a)
A hipótese não
relaciona .
Vamos considerar
consequentemente,
. Este é um
contra-exemplo.
b)
Vamos considerar
e , novamente um
contra-exemplo, não é menor
que .
c)
Vamos exemplificar com . O número
fracionário não é maior
que o número fracionário .
EXEMPLO
2.9
Comparando
os números .
Vamos
partir do número .
então
concluímos
que
.
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