OS NÚMEROS INTEIROS
Sabemos que
no conjunto dos números naturais
não é possível
efetuarmos subtrações do tipo como
porque o
resultado da operação não pertence aos números naturais,
.
Vamos então
agregar ao conjunto
novos
elementos que tornem possível as subtrações. O novo conjunto é então denominado
por
e conhecido
como o conjunto dos números inteiros
As operações
de adição e multiplicação em
foram
estendidas da adição e multiplicação dos números naturais.
Assim,
EXEMPLO 2.1
Para recordar vamos
encontrar o valor das expressões abaixo:
a) 
b) 
c) 
d) 
e) 
POTENCIAÇÃO
Recordando as regras com
potências inteiras.
·
A potência de expoente 1 é a própria base. Por
exemplo:
.
·
Para multiplicar potências que têm a mesma base,
escrevemos a base e somamos os expoentes. Por exemplo: 
·
Com potência de potência, escrevemos a base e
multiplicamos os expoentes. Assim
§
A potência de expoente zero (de base diferente
de zero) é igual a 1.
|
Para efetuar
a potência de um produto elevam-se cada um dos fatores a essa potência. Por
exemplo:
EXEMPLO 2.2
O exemplo a seguir envolve as propriedades da potenciação.
São Verdadeiras ou Falsas as igualdades?
a) 
b) 
c) 
d) 
Vejamos
a)
e por
sua vez o lado direito da igualdade é
.
portanto,
. É falsa a igualdade.
b)
.
Fazendo
e
temos
um “contra-exemplo”.
Substituindo
esses valores em
encontramos
e substituindo esses
mesmos valores em
, obtemos
A igualdade só é
verdadeira quando
.
c)
enquanto que
, logo
d)
Faça um contra-exemplo você mesmo, dando valores
para a e b de modo que
.

RECORDANDO AS FRAÇÕES
Quando
fracionamos ou dividimos o número 21 por 7 , obtemos para quociente 3. O número
3 pode ser indicado por
.
O número 19
não é divisível por 7 mas também escrevemos
para
representar o número 19 dividido por 7.
É conveniente
ampliarmos o conjunto
dos inteiros
de modo que possamos representar nesse novo conjunto, todas as divisões, exatas
ou não, de dois números inteiros. O número
deverá
estar nesse conjunto, assim como
e muitos
outros.
O conjunto
ampliado é denotado por
, conjunto
dos números racionais ou também chamado conjunto dos números fracionários.
Neste conjunto
teremos duas
operações uma adição e uma multiplicação que deverão ser “conservadas” quando
restritas ao conjunto original
.
A palavra
“conservada” significa que essa nova adição e multiplicação, quando restritas a
coincidem
com as operações que já existiam anteriormente.
OPERANDO COM OS NÚMEROS
RACIONAIS
Quando
afirmamos que o número racional
que
“é o
mesmo que”
,
queremos dizer que as
frações
também,
e
são
equivalentes.
Para
encontrar frações equivalentes, basta multiplicar ou dividir o numerador e o
denominador por um mesmo número diferente de zero.
Denotamos
pelo sinal de igual = duas frações equivalentes.

escrevemos
Toda fração
com denominador negativo é sempre equivalente a uma outra fração com
denominador positivo. Vejamos
EXEMPLO 2.3
Complete o
quadro com frações equivalentes:
ADIÇÃO,
MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO EM
Vamos observar atentamente as somas:

Na
multiplicação
As frações
equivalentes são úteis porque podemos reduzi-las a uma forma mais simples, como
na multiplicação acima.
|
Mas numerador
igual a zero existe 


Veja que
dizemos que
é o
inverso multiplicativo, ou somente inverso, de
.
o número 2 é o inverso
multiplicativo do número racional
, assim
como
é o inverso
multiplicativo de 2
|

O inverso
de
,
denotado por
é igual a
,
Na divisão em
precisamos
do inverso multiplicativo
O resultado
desta divisão está na forma mais simples, na forma reduzida, já que 32 e 21 não
possuem divisores comuns, são primos entre si.
EXEMPLO 2.4
Para
recordar, complete rapidamente as operações abaixo:
a)

b)

c)

d)

e)

f)

g)

h)

COMPARANDO
OS NÚMEROS
COMPARANDO
NÚMEROS INTEIROS
Sabemos que
, lemos 2 é
menor que 7 , e a justificativa é que a diferença
é um número
positivo, 
Escrevemos
e lemos
6 é menor ou igual a 6, porque
Podemos também usar
e dizemos
que 3 é menor ou igual a 15.
|
Quando
, podemos
também escrever, alternativamente, que
e dizer que b
é maior ou igual a a. Para
, a
alternativa é
, b
é maior que a.
EXEMPLO
2.5
a)
porque
é positivo.
b)
porque
é
estritamente positivo.
c)
porque
é
estritamente positivo.
d)
porque
é
estritamente positivo
COMPARANDO
NÚMEROS FRACIONÁRIOS
Já vimos que as frações
com denominador negativo, como
são sempre
equivalentes a outra com o denominador positivo como, por exemplo,
basta
multiplicar ambos, o numerador e o denominador por
, obtendo a
fração equivalente
neste
outro exemplo,
é
equivalente a
.

Isto
nos faz crer que podemos sempre trabalhar com frações de denominadores
positivos.
As
frações precedidas do sinal menos como
são números
racionais negativos, e
é igual
a
, isto
é
.
.
De
agora em diante vamos trabalhar somente com as frações que possuam o denominador
positivo.
EXEMPLO
2.6
a) O número
é menor
que
,
escrevemos
porque
.
b) O número
é menor
que
, escrevemos
porque
.
c) O número
é menor
que
,
escrevemos
porque:
0 pode ser escrito
como
e
como
e assim,
d) Será que o
número
é menor
que
?
Sim,
porque
.
Como
vimos em b)
observamos que ao
multiplicarmos
e
por
, obtemos
e
,
com
a desigualdade invertida,
obtemos
e) Será que
?
Sim,
pois
, como já
vimos na comparação de dois números inteiros,
porque
.
![]() |
Regras
de desigualdades no conjunto dos números racionais
Se
a , b , c indicam quaisquer números racionais, então:
1) 
2) 
3)
4)
5)
6) 
7) 
8) 
9) 
Vamos
trabalhar com estas regras
EXEMPLO
2.7
Se
significa
que x é menor que a e a é um número negativo. Então,
qual das afirmações abaixo é verdadeira?
a)
b) 
c) 
d)
mas 
e)
mas 
Observemos inicialmente
que x e a são números negativos seu produto
é positivo.
Está, portanto eliminada a alternativa d) .
Outra observação
importante é que qualquer número racional elevado ao quadrado é positivo. Isto
implica que
. Ficam eliminadas as
alternativas a) c) e e) , Vamos estudar a alternativa b) a única que sobrou.
Se
,
multiplicando essa desigualdade por um número negativo, que é o próprio x
obtemos
. De modo análogo,
multiplicando a mesma desigualdade
por a
que é negativo, obtemos
.
Concluímos
que
. A
alternativa b) é verdadeira.
Continuando
com as desigualdades
Se
sabemos
que
e
10) 
11)
e
ou seja
e
12)
ou seja 
13)
ou seja 
Vamos
exemplificar estas regras
EXEMPLO
2.8
Se
, vamos verificar se
são verdadeiras ou não as desigualdades:
a)

A hipótese não
relaciona
.
Vamos considerar 
b)

Vamos considerar 
c)

Vamos exemplificar com
. O número
fracionário
não é maior
que o número fracionário
.
EXEMPLO
2.9
Comparando
os números
.
Vamos
partir do número
.
então
concluímos
que


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